Quinta, 07 de Agosto de 2025

Governo Brasileiro Inicia Programa de Acolhimento a Repatriados e Deportados

Uma Iniciativa Voltada para Brasileiros Repatriados Após Deportações e Repatriações Forçadas no Exterior

06/08/2025 às 17:29
Por: Redação

O governo federal lançou o programa 'Aqui é Brasil' nesta quarta-feira (6). O programa é uma resposta à deportação e repatriação forçada de brasileiros no exterior, incluindo os recentes casos registrados nos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump. As operações de acolhimento humanitário, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), visam oferecer uma resolução coordenada às necessidades imediatas e de médio prazo de brasileiros repatriados.

O programa oferece atendimento psicossocial, assistência em saúde, abrigo, alimentação, transporte e regularização documental, desde o desembarque até a reintegração”, destacou o ministério em nota. O programa é coordenado pela pasta em articulação com os ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Saúde e da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o MDHC, o programa Aqui é Brasil atua por meio de ações estruturadas em quatro eixos estratégicos: acolhimento humanizado, resposta emergencial em aeroportos, apoio à reintegração social e econômica e fortalecimento da governança migratória. A iniciativa tem duração prevista de 12 meses e envolve ainda a assinatura de um termo de execução descentralizada entre a pasta e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) no valor de R$ 15 milhões.

Minas Gerais é o estado de destino que mais recebeu repatriados, seguido de Rondônia, São Paulo, Goiás e Espírito Santo. A maioria dos repatriados tem ensino médio completo ou incompleto, e grande parte morou por períodos curtos nos Estados Unidos, sobretudo nos estados de Massachusetts, Texas, Flórida e Nova Jersey.